Como fica a prova de vida em 2021?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O ano de 2020 foi bastante atípico para todo o mundo, não é mesmo?

No caso dos aposentados e pensionistas do INSS houveram muitas mudanças positivas – como o aumento de margem consignável e a redução dos juros de empréstimo – mas também foi um momento de bastante insegurança.

Em meio à pandemia, o Governo Federal suspendeu a necessidade dos beneficiários do INSS realizarem a prova de vida, um procedimento anual que foi adiado para evitar aglomerações e reduzir as chances de contágio pelo coronavírus.

Mas e quanto a 2021? Como fica a prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS neste ano? É isso que você descobre agora!

O que é prova de vida?

Se você conquistou a aposentadoria em 2020, talvez não saiba bem o que é a prova de vida.

A prova de vida é um processo anual obrigatório para todos os aposentados e pensionistas que recebem seus benefícios mensais através do INSS. Basicamente, a cada 12 meses, o beneficiário precisa comprovar que está vivo para continuar recebendo a aposentadoria ou pensão.

Essa obrigatoriedade vale para todos os aposentados e pensionistas do INSS, independente do tipo de benefícios, idade ou forma de recebimento.

O objetivo da prova de vida é reduzir as fraudes, evitando que terceiros recebam o pagamento no lugar de pessoas que já faleceram.

Quem não fizer a prova de vida a cada 12 meses pode ter a aposentadoria ou pensão suspensas ou canceladas definitivamente.

Onde a prova de vida costuma ser feita?

Via de regra, os beneficiários do INSS podem fazer a prova de vida na agência pagadora do benefício.

Basta comparecer no local dentro do prazo limite – que é informado anualmente para os segurados – com um documento original com foto.

Pessoas com idade acima de 80 anos ou que têm algum tipo de dificuldade para se locomover podem solicitar que a prova de vida seja realizada em seus domicílios através do portal Meu INSS. Para isso, o INSS envia um profissional até a casa do aposentado ou pensionista.

Mas e em 2021? Como fica a prova de vida?

Como dissemos no começo deste artigo, 2020 foi um ano atípico e a prova de vida foi suspensa. Mas e 2021?

Bem, de acordo com uma notícia recente do Portal do Governo do Brasil, está em desenvolvimento uma ferramenta que permite que o beneficiário faça a prova de vida digital. Esse recurso, segundo a nota, deve estar disponível a partir de 31 de janeiro de 2021.

Além disso, o comunicado também deixa claro que os aposentados e pensionistas que se sentirem confortáveis em fazer a prova de vida presencialmente, também poderão fazê-lo normalmente nas agências pagadoras de seus benefícios. Para aqueles com dificuldades de ir até uma unidade, também deve continuar disponível a possibilidade de solicitar a visita de um profissional do INSS em casa.

Também é importante dizer que, a Portaria nº 1.186 garantiu aos aposentados que não conseguiram fazer a prova de vida entre março e dezembro de 2020 por conta da pandemia o direito de receber seus pagamentos normalmente em janeiro de 2021.

Esse cenário ainda pode mudar dependendo de como a pandemia vai continuar (ou não) afetando o país e de quais medidas públicas serão implementadas para proteger os beneficiários do INSS. Por isso, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Artcred para se manter informado!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
ArtCred - Correspondente Bancário Digital

ArtCred - Correspondente Bancário Digital

ArtCred é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado para os convênios: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos federais do SIAPE, servidores públicos municipais de Macaé/RJ e Campos/RJ, servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online.

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Linhas de Crédito

Artcred - casal- aposentados - inss - casal

Empréstimo Consignado

Empréstimo pessoal com desconto direto em folha de pagamento, sem consulta ao SCPC / Serasa, sem avalista, juros a partir de 1,29% ao mês* e prazos longos para pagar. 

ArtCred - Cartao de Crédito Consignado

Cartão de Crédito Consignado

Cartão de Crédito com a menor taxa de juros da modalidade. Sem consulta ao SCPC / Serasa, desconto direto em folha de pagamento, sem anuidade.  Permite amortizações mensais. 

ArtCred - Crédito Pessoal para toda a família

Crédito Pessoal

O Crédito Pessoal é uma linha de crédito disponível para qualquer pessoa física no Brasil, que seja maior de idade e tenha uma conta corrente de pessoa física para o depósito.

Crédito Empresarial

Crédito Empresarial para quem precisa de capital de giro, reforma, compra de equipamentos, expansão do negócio, negociar dívidas, investir em marketing, viagens, dentre outros.

Assine nossa Lista VIP

Assine nossa Newsletter para receber um conteúdo VIP com exclusividade diretamente em seu e-mail. Receba novidades, ofertas, notícias do mercado de crédito, artigos relevantes sobre finanças, utilidade pública, qualidade de vida, dentre outras.