5 dicas para se proteger de golpes no empréstimo consignado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Golpe no empréstimo consignado: você sabe como se prevenir?

Infelizmente em momentos de urgências financeiras, golpistas encontram um cenário favorável para enganar pessoas ingênuas, com falsas promessas. Com o público de aposentados e pensionistas do INSS não é diferente.

Ocorre que quando a margem para empréstimo consignado acaba e não encontrando opções de renegociação disponíveis, no desespero por conseguir crédito, muitos aposentados e pensionistas acabam se submetendo a ofertas duvidosas e agem com uma certa “cegueira”  sobre a realidade, na esperança de resolver suas urgências financeiras.

São nestes momentos que se submetem e aceitam ofertas do “falso empréstimo”. 

Outra situação em que os golpistas aproveitam para praticar crimes é a do “roubo de margem”. 

Preparamos este artigo para orientar você sobre como se proteger dos golpes mais comuns. Confira a seguir:

 

Golpe do Falso Empréstimo

O golpe do falso empréstimo funciona mais ou menos assim: 

O golpista faz uma oferta irrecusável principalmente a pessoas que em condições normais não teriam a menor condição de ter um crédito aprovado. 

Seja porque estão com o nome negativado, sem margem consignável disponível, score baixo, superendividamento, dentre outras situações que impedem a aprovação de crédito. 

Antes de mais nada você precisa saber:

  • Não é possível liberar crédito pessoal para quem está negativado, dificilmente a modalidade empréstimo pessoal é aprovada. Porém, se eventualmente este crédito viesse a ser aprovado, jamais estaria condicionado do pagamento de depósito antecipado para liberação ou aprovação. 

 

Fique atento: Cobrar qualquer valor antecipado, de qualquer natureza, para liberação de crédito é crime. E obviamente que se você pagar estará caindo no golpe e nem receberá o seu empréstimo “prometido”, tampouco verá o dinheiro pago antecipadamente de volta, pois os golpistas simplesmente desaparecem depois de receber o seu depósito antecipado.

 

  • Não é possível liberar margem consignável negativada. Não existe nenhum tipo de truque, macete ou “jeitinho” para liberar margem negativada, a não ser pelas vias legais. A margem é liberada somente após a quitação antecipada do empréstimo ou término de contrato. Outra forma não há. 

Em operações de portabilidade de crédito você poderá ter a sua margem liberada, caso a instituição financeira que estiver adquirindo a sua dívida na portabilidade, realize a quitação da dívida na instituição de origem. 

Em caso de refinanciamento de crédito, o banco no qual você possui um contrato vigente realiza a baixa da sua dívida, para liberar a margem e inserir a nova negociação. Tudo de maneira automática.  

Como você viu, cobrar antecipadamente qualquer tipo de taxa para liberação de empréstimo para liberação de crédito ou até mesmo para liberação de margem é golpe e esconde uma falsa promessa por algo que nunca será realizado. 

De maneira alguma existe a cobrança de dinheiro antecipado condicionado à liberação de empréstimo ou de margem. 

Não acredite em nomenclaturas com ar de seriedade para pagamento antecipado, tais como: taxa de cartório, taxa de liberação, taxa de recolhimento, dentre outros nomes fictícios que fraudadores criam, para que possam receber o seu dinheiro, valor aquele, que você nunca mais verá de volta. 

Se isso ocorrer, você além de não conseguir o dinheiro que já estava precisando, poderá ficar ainda mais endividado.

Portanto, jamais pague taxas antecipadas para liberação de empréstimo!

 

Roubo de margem

O roubo de margem ocorre quando o aposentado ou pensionista do INSS possui margem consignável disponível e um golpista realiza a contratação de empréstimo para o beneficiário, mesmo sem este ter autorizado. 

O golpista se passa pelo aposentado para incluir a contratação no benefício e receber comissionamento do banco e ele acredita que o aposentado tende a acabar aceitando o valor que cai em sua conta e deixando “por isso mesmo”, por achar que vai ser complicado de resolver depois.

Ou, muitas vezes, até o consumidor reclamar e receber retorno do banco de fato, enfrentar uma burocracia muito grande para conseguir o reembolso das parcelas descontadas e para desfazer a operação e neste meio tempo o golpista já recebeu a comissão daquela contratação falsa.

Ainda nesta prática de crime, há situações em que o crédito ao invés de ir para a conta do próprio consumidor, vai para uma conta do próprio golpista, que realiza o saque do dinheiro.

Conforme orientamos acima, lamentavelmente é cada vez maior o número de aposentados que são prejudicados por estes crimes no empréstimo consignado. 

Por isso é importante estar sempre atento a isso, pois um golpe geralmente acontece de maneira muito bem planejada pelos criminosos, dificultando o reconhecimento imediato. Sem contar que frequentemente estes golpistas inventam novas maneiras de enganar as pessoas e praticar crimes. 

Podem se passar por empresas reais intermediadoras de crédito  e fornecer dados reais para que o consumidor consulte e se sinta mais confiante para ir adiante ou se passar por funcionários do INSS, gerentes de banco, advogados previdenciários ou fintechs. 

E usam artifícios diversos para forjar canais de contato, como: perfis falsos nas redes sociais, sites falsos, e-mails falsos, dentre outros. O mais comum é direcionar os usuários para o atendimento via Whatsapp e ali conversar e ludibriar o consumidor. 

 

5 dicas para você se proteger

1- Nunca pague antecipado

Instituições sérias nunca solicitam pagamento antecipado de nenhum natureza para liberação de empréstimo. Ou seu crédito é aprovado ou não. Não existe outro jeito de liberar, nem pagando. Inclusive, essa prática é proibida pelo Banco Central e é crime.

 

2- Desconfie se conseguir um valor alto mesmo estando superendividado

Nenhum investidor em sã consciência vai liberar crédito para você se você estiver superendividado e com o nome negativado. Nenhum!

Quem empresta dinheiro, os famosos poupadores trabalham com o risco de crédito acima de qualquer coisa. Logo, se o seu perfil representar um risco de inadimplência muito alto, eles jamais vão aprovar crédito para você. Muito menos empréstimos com valores altos e de forma muito fácil. 

Por mais tentadora que pareça a proposta, analise se ela não é “boa demais para ser verdade”. É clichê, mas quando a esmola é demais o santo desconfia.

 

3- Navegue em segurança

Evite usar conexões wi-fi desconhecidas, para navegar na internet, de preferência use a sua própria rede de internet ou de pessoas e estabelecimentos de confiança. 

Faça transações financeiras em redes domésticas, jamais eu redes públicas pois há uma grande possibilidade de roubo dos seus dados.

 

4- Não informe seus dados com facilidade

Se você receber uma ligação para informar um código que chegou por SMS, seja pra confirmar o PIX, confirmar presença em um evento, confirmar um prêmio que vai receber, não caia nessa. É golpe para roubar seus dados.

Não abra anexos de e-mails. Nem da TV a Cabo, nem da companhia de celular, nem mesmo de pessoas que você confia, nem da Receita Federal, se você não tiver certeza que aquilo é real. Na dúvida, antes de abrir, confirme diretamente na fonte oficial. De preferência, use autenticação de dois fatores em todas as suas contas de Whatsapp, e-mail, Google, redes sociais, etc.

Jamais salve seus dados de cartão de crédito em lojas, mesmo as oficiais, pois se houver uma invasão de hackers no site daquela empresa, seus dados poderão ser expostos.

 

5- Navegue com cautela sempre

Nunca forneça seus dados em sites que não possuem o cadeado de segurança no navegador. Confirme se os canais de atendimento daquela empresa são oficiais. Contas de e-mail corporativas tendem a ser mais confiáveis que contas gratuitas. 

Ao consultar um número de CNPJ na Receita Federal, certifique-se de checar no telefone de contato informado no cartão do CNPJ se é o mesmo número com o qual está recebendo oferta. Na dúvida, telefone para checar nos canais oficiais.  

Tomando todas essas precauções e principalmente jamais pagando taxas antecipadas, você poderá contratar um empréstimo com segurança.

Aqui na ArtCred Consignado nós NÃO COBRAMOS nenhum tipo de taxa. Nosso serviço é totalmente gratuito e você conta com consultoria especializada, transparência, honestidade e ferramentas protegidas para você solicitar seu crédito com total segurança.  

Quer fazer um empréstimo de forma segura? Já sabe, a ArtCred é o lugar certo. 

Clique aqui para fazer sua simulação sem compromisso e conte com nossos consultores para te orientar gratuitamente sobre todo o processo de contratação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
ArtCred - Correspondente Bancário Digital

ArtCred - Correspondente Bancário Digital

ArtCred é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado para os convênios: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos federais do SIAPE, servidores públicos municipais de Macaé/RJ e Campos/RJ, servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online.

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Linhas de Crédito

Artcred - casal- aposentados - inss - casal

Empréstimo Consignado

Empréstimo pessoal com desconto direto em folha de pagamento, sem consulta ao SCPC / Serasa, sem avalista, juros a partir de 1,29% ao mês* e prazos longos para pagar. 

ArtCred - Cartao de Crédito Consignado

Cartão de Crédito Consignado

Cartão de Crédito com a menor taxa de juros da modalidade. Sem consulta ao SCPC / Serasa, desconto direto em folha de pagamento, sem anuidade.  Permite amortizações mensais. 

ArtCred - Crédito Pessoal para toda a família

Crédito Pessoal

O Crédito Pessoal é uma linha de crédito disponível para qualquer pessoa física no Brasil, que seja maior de idade e tenha uma conta corrente de pessoa física para o depósito.

Crédito Empresarial

Crédito Empresarial para quem precisa de capital de giro, reforma, compra de equipamentos, expansão do negócio, negociar dívidas, investir em marketing, viagens, dentre outros.

Assine nossa Lista VIP

Assine nossa Newsletter para receber um conteúdo VIP com exclusividade diretamente em seu e-mail. Receba novidades, ofertas, notícias do mercado de crédito, artigos relevantes sobre finanças, utilidade pública, qualidade de vida, dentre outras.