4 dicas para lidar com as despesas de janeiro sem comprometer as finanças

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ano novo, vida nova, mas as despesas são aquelas que você já conhece: IPTU, IPVA, rematrícula, material escolar, renovações dos seguros e outras contas anuais que tornam janeiro um mês mais “caro” para o consumidor.

Mas a boa notícia é que você não precisa viver essa situação todo ano. Em 2021, você pode fazer diferente e começar o ano no azul!

Quer saber como? Então, continue por aqui porque vamos te dar 4 dicas para lidar com as contas do começo de janeiro sem prejudicar o orçamento do restante do ano. Vamos lá?!

Faça um planejamento anual

Se você não aproveitou dezembro para fazer seu planejamento financeiro para 2021, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e começar a se planejar para o ano que está começando.

O primeiro passo para isso é listar todas as suas despesas anuais. É claro que não dá para prever o futuro e descobrir se você terá alguma conta inesperada ou qual será o valor exato de todos os custos do ano, mas ter uma projeção aproximada já faz toda a diferença.

Não se esqueça de incluir aqui os gastos sazonais, ou seja, aqueles que acontecem em momentos pontuais do ano. Além das contas que mencionamos na introdução – e que geralmente são pagas em janeiro ou fevereiro – também vale incluir orçamento para as férias, para as compras de fim de ano, para rematrícula semestral da faculdade ou da escola, entre outros.

Pague contas à vista

Muitas vezes, é possível conseguir descontos ao pagar contas à vista. Isso vale, por exemplo, quando você negocia o pagamento anual da mensalidade da escola, ou quando quita o IPTU anual.

Além de poupar, pagar à vista ainda é uma forma de eliminar uma conta recorrente do seu orçamento mensal e focar em outros valores.

Mas vale a pena prestar atenção: o ideal é que o pagamento único ofereça uma bom desconto. Se você perceber que é indiferente pagar à vista ou a prazo, o melhor é analisar seu planejamento financeiro e descobrir o que faz mais sentido para você.

Pesquise preços antes de compras

Tem certos gastos de janeiro que não têm muita margem para negociação. Mas outros podem ser reduzidos se você souber pesquisar e negociar bem.

No caso do material escolar, por exemplo, é fundamental fazer um levantamento de preços para descobrir qual loja oferecer o melhor custo-benefício antes de comprar.

Em tempos de pandemia, dê preferência para as compras online, que evitam aglomerações e ainda tornam a pesquisa de preços muito mais simples.

Considere fazer um empréstimo

Se as contas de janeiro estão tirando seu sono e, mesmo com as dicas que demos até agora você está sentindo que elas vão acabar comprometendo o orçamento do restante do ano, ainda existe uma saída: fazer um empréstimo.

Diferente do que muita gente pensa, existem empréstimos que têm juros reduzidos, prazos longos para pagar e que podem ser soluções muito melhores do que atrasar suas contas.

Aqui, na Artcred, contamos com diferentes linhas de crédito para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, empresários e também para pessoas físicas. E com certeza uma dessas modalidades pode te ajudar a começar o ano com mais tranquilidade!

Por isso, se você precisa de dinheiro extra em janeiro, fale com a Artcred! Clique aqui e consulte gratuitamente um dos nossos especialistas em crédito para encontrar o empréstimo ideal para você.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
ArtCred - Correspondente Bancário Digital

ArtCred - Correspondente Bancário Digital

ArtCred é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado para os convênios: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos federais do SIAPE, servidores públicos municipais de Macaé/RJ e Campos/RJ, servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online.

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Linhas de Crédito

Artcred - casal- aposentados - inss - casal

Empréstimo Consignado

Empréstimo pessoal com desconto direto em folha de pagamento, sem consulta ao SCPC / Serasa, sem avalista, juros a partir de 1,29% ao mês* e prazos longos para pagar. 

ArtCred - Cartao de Crédito Consignado

Cartão de Crédito Consignado

Cartão de Crédito com a menor taxa de juros da modalidade. Sem consulta ao SCPC / Serasa, desconto direto em folha de pagamento, sem anuidade.  Permite amortizações mensais. 

ArtCred - Crédito Pessoal para toda a família

Crédito Pessoal

O Crédito Pessoal é uma linha de crédito disponível para qualquer pessoa física no Brasil, que seja maior de idade e tenha uma conta corrente de pessoa física para o depósito.

Crédito Empresarial

Crédito Empresarial para quem precisa de capital de giro, reforma, compra de equipamentos, expansão do negócio, negociar dívidas, investir em marketing, viagens, dentre outros.

Assine nossa Lista VIP

Assine nossa Newsletter para receber um conteúdo VIP com exclusividade diretamente em seu e-mail. Receba novidades, ofertas, notícias do mercado de crédito, artigos relevantes sobre finanças, utilidade pública, qualidade de vida, dentre outras.