O ano de 2020 foi marcante para o consignado brasileiro. Por conta da pandemia, várias iniciativas foram implementadas para ajudar os brasileiros a enfrentar a crise e superar desafios com o apoio do crédito consignado.
Muitas dessas ações forma direcionadas para o convênio INSS e se mostraram fundamentais para que os aposentados e pensionistas pudessem ter mais tranquilidade durante o período.
Mas, algumas mudanças têm data para acabar: 31 de dezembro de 2020!
Por isso, se você é aposentado ou pensionista e está pensando em fazer um empréstimo consignado, é bom ficar atento!
A seguir, você confere condições imperdíveis do consignado que acabam em dezembro deste ano.
Nova margem consignável
A nova margem consignável foi aguardada por milhões de brasileiros. Ela aumentou de 30% para 35% o limite que os aposentados e pensionistas do INSS podem direcionar para os empréstimos consignados.
Através dela, quem não tinha margem disponível ou precisava de mais dinheiro emprestado para driblar a crise conseguiu tomar mais crédito.
Porém, a resolução nº 1006 só garante a nova margem até 31 de dezembro de 2020, então, se você quer aproveitar essa vantagem inédita no mercado de consignado, a hora é agora!
Carência para pagamento da 1ª parcela
Outro benefício fundamental para a organização financeira de muita gente tem sido a carência de até 90 dias para o pagamento da primeira parcela dos novos contratos de empréstimo consignado.
O prazo permite que haja mais tempo para o aposentado ou pensionista se organizar antes que as prestações sejam debitadas automaticamente do seu salário.
No entanto, essa condição está limitada ao fim deste ano. Não há garantia de que a vantagem seja estendida para 2021 e tudo indica que, a partir de janeiro, os pagamentos voltarão a seguir a dinâmica antiga: são descontados no mês seguinte à contratação.
Desbloqueio antecipado do benefício
Durante a pandemia, está havendo também a possibilidade de desbloqueio antecipado do benefício do INSS – que é fundamental para a liberação dos empréstimos.
Essa condição vale para os aposentados e pensionistas que passaram a receber seus benefícios recentemente. Antes, eles precisariam esperar um período mínimo de 90 dias para pedir o desbloqueio ou de até 180 dias corridos para a liberação automática.
Agora, o desbloqueio pode ser solicitado pelos beneficiários a partir de 30 dias depois da data de despacho do benefício.
De acordo com a normativa 107, porém, essa mudança é temporária e vale apenas até dia 31 dezembro.
Então, se você recebeu a confirmação da liberação do benefício há pouco tempo e tem interesse em fazer um empréstimo consignado, aproveite para pedir o desbloqueio já!
Além de todas essas vantagens, os aposentados e pensionistas do INSS ainda podem aproveita os prazos ampliados de pagamento, que passaram de 72 para 84 meses, e a redução da taxa de juros, que está limitada a 1,80% ao mês.
Ou seja, não existe momento melhor do que agora para fazer o seu empréstimo consignado aproveitando condições especiais e que têm data para acabar!
Por isso, não perca mais tempo. Clique aqui para fazer a sua simulação e conte com a assessoria gratuita da Artcred para terminar 2020 com dinheiro no bolso!